Nota Informativa

8 de Março de 2024
BCE - os cortes são para o verão | nota breve 07.03.2024
  • Uma reunião de continuidade para o BCE, quer em termos de política monetária (sem alteração de instrumentos e sem pré-anúncio de quaisquer alterações em abril), quer em termos de perspetivas para o cenário macroeconómico (apesar da redução das projeções para o PIB e para a inflação global, não houve alteração da narrativa nem das perspetivas para a Zona Euro).
  • Na conferência de imprensa, Lagarde destacou a forte desinflação dos últimos trimestres (de 9,2% em dezembro de 2022 para 2,6% em fevereiro de 2024) e afirmou que os dados sobre a inflação estão a avançar na direção certa. No entanto, o BCE precisa de mais confiança de que o regresso aos 2% é sustentado.
  • Esta confiança acrescida exige mais dados. Salientando a estratégia de "dependência de dados" do BCE, Lagarde afirmou que em abril terão "mais alguns dados" e em junho terão "muitos mais dados".
  • No entanto, Lagarde reconheceu que o BCE começou hoje a discutir uma possível retirada da política monetária restritiva. Uma retirada que, como as palavras de Lagarde sugerem, o BCE implementará quando os dados da Zona Euro lhe derem confiança suficiente e sem necessidade de esperar por um primeiro corte de taxas de juro por parte da Fed nos EUA.
  • Tudo isto reforça a ideia de que a reunião de 6 de junho é a mais favorável para uma primeira descida das taxas (90% de probabilidade, segundo as cotações financeiras que, nas palavras de Lagarde, "parecem estar a convergir melhor").