Nota Informativa

26 de Abril de 2024
Sem progressos na desinflação, a Fed vai mudar o tom | nota breve 26.04.2024
  • Na reunião da próxima semana, esperamos que a Reserva Federal mantenha as taxas de juro no intervalo de 5,25%-5,50% e que ajuste o seu tom para ser menos favorável a uma flexibilização imediata da política monetária.
  • Desde dezembro, a Fed tem destacado os progressos notáveis na desinflação e explicou que quer estar “mais confiante” de que a inflação está a avançar de forma sustentada para os 2% antes de reduzir as taxas de juro. No entanto, os dados sobre a inflação divulgados em 2024 não foram na direção que a Fed, nem nós, esperávamos e pensamos que isso poderá levar a uma mudança de tom.
  • Em concreto, pensamos que a Fed explicará que não se registaram progressos no que respeita a esta “maior confiança”, e incidirá o seu discurso mais na estratégia de dependência dos dados e em manter a política monetária mais restritiva durante mais tempo do que o previsto anteriormente.
  • Esta expetativa já foi incorporada nos mercados financeiros, que, desde a última reunião, baixaram a probabilidade de ver o primeiro corte de taxas em junho de 77% para 18%. Atualmente, espera-se que o primeiro corte ocorra entre as reuniões de setembro e novembro.